Um dos mais renomados dentistas brasileiros, reconhecido internacionalmente por sua habilidade técnica, pesquisas e relevantes descobertas científicas. Aos 77 anos, Dr. Olympio Faissol Pinto está à frente da Clínica Odontologia Faissol, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Filho de um casal de dentistas pioneiros, visionários no desenvolvimento de novas práticas e procedimentos terapêuticos, que já carregavam o gene da pesquisa e inovação no interior de Minas Gerais, Dr. Olympio Faissol cresceu observando o trabalho de seu
pai no laboratório de prótese.
A odontologia foi o caminho natural. Graduou-se na antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao conseguir uma bolsa de estudo, por seu mérito e força de vontade, fez pós-graduação na Universidade de Georgetown, nos EUA. Sua tese de mestrado trouxe importantes descobertas à área. Ele estudou as relações entre a articulação têmporo-mandibular e o ouvido médio, destacando a forte ligação entre os dois e a importância de uma visão sistêmica das questões de saúde. O levantamento permitiu diferenciar problemas do ouvido e da boca daqueles de origem neurológica.
O estudo inédito abriu as portas para o dentista mineiro. De aluno, passou a ser convidado para ministrar aulas e palestras por todo o território americano. Fez amizades e pode trabalhar com respeitáveis médicos e dentistas, como os doutores George Emig, Louis Alexander Cohn, Melvin Page, Peter k. Thomas e Hans Selye.
De volta ao Brasil, resolveu compartilhar todo o aprendizado com jovens dentistas. Vários recém-formados – do Brasil e do exterior – passaram por sua clínica aprimorando o conhecimento. Entre eles, Jório da Escossia, de Fortaleza; Adilson Torreão, de Recife; Humberto Cerruti Filho, de São Paulo; Hugo Valladares, de Brasília; Luis César da Costa, do Rio Grande do Sul; Humberto Berger, do Peru; Jaime Gonzalez, da Colômbia; Rose-Marie Lohmiller, da Alemanha; e Steven Cohn, de Nova Iorque, hoje trabalhando em Sidney.
Sua carreira é marcada por sucessivos estudos e descobertas, largamente reconhecidas, como:
1. os perigos da utilização indiscriminada da fluoretação da água e de flúor tópic;
2. dos efeitos do mercúrio sobre o organismo humano, utilizado nas restaurações de amálgama;
3. a indicação específica e cuidadosa do clareamento dentário;
4. a infecção focal.
É ao lado de livros, artigos e muitas pesquisas inclusive as ambientais e de maricultura que Dr. Olympio divide o dia a dia do seu consultório. E é com um olhar calmo e sereno e a segurança de um grande mestre da odontologia mundial que ele recebe diariamente seus clientes.
Clientes que já vêm sendo atendidos pela terceira geração da família de dentistas: a Dra. Martha Faissol. Filha do Dr. Olympio Faissol Pinto, a Dra. Martha trabalha, há 17 anos, ao lado do pai, com quem aprendeu os ofícios da profissão. Carregando o gene da família, a Dra. Martha investe em estudo, pesquisa e participação em congressos nacionais e internacionais, sem deixar de lado, é claro, a exemplo de seu pai, o atendimento diário aos clientes da clínica.
Sociedades e associações que Dr. Olympio Faissol Pinto integra, desde 1960
- American Equilibration Society - www.aes-tmj.org
- Associação Brasileira de Odontologia - www.abo.org.br/
- Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas - www.apcd.org.br
- Colégio Internacional de Dentistas / Fédération Dentaire Internacionale - www.fdiworldental.org
- International Acadamy of Oral Medicine and Toxicology - www.iaomt.org
- International Academy of Preventive Medicine - www.iapm.org
- International College of Applied Nutrition
- International College of Dentists - www.icd.org
- Norfolk Gnathological and Research Club
- Price Pottenger Nutritional Foundation - www.ppnf.org
- Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral - www.sbro.com.br
- Sociedade Colombiana de Prótese Clínica